top of page
  • ccauper8

Grupos de pesquisa da UEA e UFF lançam livro sobre cuidados de saúde e ciências humanas





Com o intuito de disseminar os resultados de pesquisas científicas acerca de temas imprescindíveis para a estruturação da sociedade, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lança o livro "O Cuidado - Contextos e Práticas Interdisciplinares: Saúde, Filosofia e Educação". O lançamento acontece nesta terça-feira (27/07), às 19h30, na Faculdade Salesiana Dom Bosco, localizada na Avenida Cosme Ferreira, 5122, Zumbi dos Palmares.


O livro reúne artigos de alunos de graduação e pós-graduação de dois grupos de pesquisa da UEA e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além do curso de Filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-AM), com a participação especial da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os grupos de pesquisa envolvidos são o Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades (LaPeCSH/UEA) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (Gipetis/UFF).


Trata-se de uma coletânea de artigos sobre o cuidado e envolve temas de saúde, filosofia e educação, áreas temáticas sobrepostas ao cuidado como as emoções, vulnerabilidades, tecnologias em saúde, práticas integrativas e complementares, essencialidade ontológica do cuidado, educação, meio ambiente e compromisso ético. A cada capítulo, o leitor encontrará temas instigantes e reflexões sobre questões cotidianas relacionadas ao cuidado contemporâneo com que se deparam profissionais, estudantes e a população, em uma perspectiva que motiva a tomada de uma consciência crítica e integradora.


Para a professora da UEA e uma das organizadoras do livro, Nazaré de Souza Ribeiro, é uma obra que amplia a visão do que é "cuidado" e favorece o entendimento da sociedade sobre a responsabilidade com a vida. "Pensamos, como grupo de pesquisa, que precisávamos dar um passo a mais, criando um espaço para todos os membros apresentarem parte daquilo que produzem. Como nossos pesquisadores são profissionais da área da saúde e humanas, buscamos aquilo que mais nos aproxima: o cuidado, em suas diferentes vertentes", explica.


A professora ressalta que, para os autores, a importância está na oportunidade de publicar o que se produz e ampliar a visão sobre o que é cuidar e ser cuidado. Para as Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas, é a aproximação entre as organizações e a criação de ambientes onde somam-se os conhecimentos, a fim de socializá-los com a comunidade científica e em geral. "Para a sociedade, é poder ter um conteúdo que instigue reflexões sobre questões cotidianas relacionadas ao 'cuidado', com que se deparam profissionais, estudantes e a população em uma perspectiva que motiva a tomada de uma consciência crítica e, sobretudo, humana e integradora", comenta Nazaré.


O livro será vendido em formato impresso, em livrarias brasileiras que formem rede com a Editora Appris, e em e-book, por meio da plataforma da editora Appris, pelo link abaixo.


Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA


https://editoraappris.com.br/

11 visualizações0 comentário
bottom of page