Convênios

A UEA possui a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que tem o objetivo de trabalhar a inserção internacional da Universidade, divulgar oportunidades no exterior para discentes e docentes, bem como trabalhar a mobilidade internacional. Além disso, presta assistência a alunos e professores estrangeiros na instituição e na elaboração de acordos de cooperação.

Atualmente, possui convênios vigentes com 38 instituições estrangeiras, de 21 países em todos os continentes, o que permite a realização atividades como projetos de pesquisa conjuntos, missões de estudos, estágio de pesquisa, intercâmbio de acadêmicos, vinda de professores estrangeiros à UEA, entre outros.

O ProEnSP teve a proposta “Programa de Enfermagem em Saúde Pública como estratégia para a consolidação da Pós-Graduação em Enfermagem no Amazonas e fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, a qual também, prevê recursos para intercâmbios de acadêmicos/professores para outros países e vinda de professores estrangeiros para ministrar cursos no ProEnSP.

Adesão ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação da Organização dos Estados Americados (PAEC-OEA). Trata-se de um programa de apoio promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a estudantes graduados em nível superior das Américas mediante bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado devidamente recomendados pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) e ofertadas por Universidades Brasileiras associadas ao GCUB. A aluna selecionada pelo Edital de 2019, ingressou na segunda turma do programa com início das atividades no dia 09 de março de 2020. Como parte do acordo, foi concedida bolsa de estudo (FAPEAM) para a estudante selecionada. No ano de 2021, serão recebidos mais dois alunos via Programa PAEC-OEA, demonstrando um potencial do programa em contribuir com a formação de recursos humanos de profissionais de outros países da América. 

Vale registrar a parceria com o COFEN contemplada via Edital n.28/2019, cuja finalidade foi apoiar Programas de Pós-Graduação (PPGs) profissionais em Enfermagem, na modalidade presencial, visando propiciar a formação de recursos humanos altamente especializados, a cooperação técnico-científica e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, com foco em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e em Gestão em Enfermagem. A proposta submetida e contemplada visa desenvolver tecnologias sociais, educacionais e de cuidado para implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no âmbito do sistema único de saúde e inclui dez docentes permanentes do programa. O edital de seleção ocorreu no período de agosto a dezembro de 2020, com inicio de atividades previstas para maio de 2021.