top of page
  • ccauper8

ESA/UEA promove Aula Magna do Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública



Debater sobre o letramento em saúde como instrumento para inovação da prática profissional do enfermeiro é a proposta da Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (ProEnSP/UEA), que será realizada no dia 1° de abril, às 9h, na modalidade híbrida, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). A aula inaugural contará com a participação da professora doutora Margareth Santos Zanchetta da Universidade Ryerson de Toronto, no Canadá.


Letramento em saúde, em termos gerais, refere-se à capacidade do indivíduo de saber localizar fontes de informações em saúde plausíveis, decodificar, compreender, avaliar e aplicá-las para tomada de decisão, relativa à promoção da saúde, prevenção de danos e à implementação de cuidados de proteção à saúde. A formação objetiva que, desde o início do curso, o enfermeiro possa compreender a importância de fundamentar suas decisões em evidências científicas e busque capacitação para fazer a diferença em sua prática profissional.


Sobre o programa


O Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública iniciou a primeira turma em 2019 e formou 10 enfermeiros até o momento. Atualmente, fazem parte da Turma ProEnSP 2022, 12 alunos, sendo 10 selecionados via edital da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior e do Conselho Federal de Enfermagem (Capes/Cofen) e 2 discentes, via edital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).


Como participar do evento?


O evento é destinado a todos que tenham interesse pelo tema, e para participar presencialmente, não é necessário realizar inscrição. A aula também poderá ser acompanhada via YouTube no endereço: youtube.com/channel/UC2-dYCzu534czhD3-dC2F4Q.


Participarão da solenidade os docentes do programa, mestrandos da turma 2022 e turmas anteriores, além do coordenador do curso de enfermagem da UEA, professor Manuel Neto; o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), professor Diego Regalado; o Presidente da ABEn-AM, professor Darlisom Souza Ferreira; Representantes da Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM); Representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen-AM) e a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEA, Patrícia Albuquerque.


Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

33 visualizações0 comentário
bottom of page